5 motivos para sempre manter a taxa condominial em dia

Por: Ebo em 27 . 10 . 2022

Existem inúmeras vantagens de se morar em um condomínio, em contrapartida, existem também diversos compromissos e um deles é a taxa condominial. Confira alguns motivos importantes para sempre manter a taxa condominial em dia!

Existem inúmeras vantagens de se morar em um condomínio, em contrapartida, existem também diversos compromissos. Um deles é a taxa condominial, uma taxa recolhida mês a mês para que sejam pagas as despesas do local. 

Confira alguns motivos importantes para sempre manter a taxa condominial em dia:

  • Valorização do imóvel: Se os condôminos pagam a taxa em dia, isso significa que as reformas previstas podem ser realizadas de acordo com o cronograma definido anteriormente em uma assembleia.
  • Pré-requisito para participação em tomada de decisões: De acordo com o artigo 1335, inciso III, do Código Civil, o condômino só pode votar nas deliberações das assembleias de seu condomínio estando em dia com a taxa condominial.
  • Bom relacionamento com os demais condôminos: Ao manter a taxa de condomínio em dia, o condômino também contribui diretamente para um ambiente mais seguro, limpo e saudável, o que afeta, diretamente, na qualidade de vida de todos, seja dele, de sua família e de seus vizinhos.
  • Risco da perda do imóvel: O proprietário que não paga as taxas do condomínio corre o risco de perder o imóvel, caso essa situação se estenda por vários meses. Com isso, o inadimplente pode responder a um processo judicial e, de acordo com a decisão da Justiça, seu imóvel pode ser leiloado para quitar a dívida.
  • Possibilidade do corte de água, luz e gás: A expressão correta para este caso é: “se um não paga, todos pagam”. Ou seja, com a inadimplência de alguns condôminos pode faltar dinheiro para o pagamento de algumas despesas, como a conta de água, luz e gás. Sendo assim, não havendo dinheiro suficiente para o pagamento dessas contas, todos serão prejudicados.

Porém, mesmo com todos esses motivos, sabemos que imprevistos sempre acontecem. Caso você não consiga arcar com esse compromisso, a nossa sugestão é que procure o síndico para chegar a um acordo para quitar a dívida.

Tags da postagem

Leia também