4 dicas para você realizar a prestação de contas do condomínio

Por: Ebo em 02 . 11 . 2022

A prestação de contas do condomínio é uma das atribuições mais delicadas e importantes da rotina de um síndico. Confira algumas dicas para realizar de forma eficiente!

A prestação de contas do condomínio é uma das atribuições mais delicadas e importantes da rotina de um síndico. Afinal, trata-se de um relatório detalhado sobre todas as transações financeiras feitas dentro de determinado período. Sendo assim, faz parte de uma gestão eficiente, tendo em vista que envolve as finanças dos condôminos e de suas residências.

Confira algumas dicas para realizar a prestação de contas do seu condomínio!

  • Mantenha um relatório de receitas e despesas: A gestão do condomínio requer uma série de receitas e despesas ao longo de um ano. Então, o ideal é manter um relatório organizado e em dia, ou seja, sempre que um crédito for recebido ou houver qualquer gasto, é preciso registrá-los. Deixar para elaborar esses relatórios somente próximo da data de apresentação aumentará consideravelmente o risco de esquecer algum item e fazer com que o orçamento contenha erros.
  • Reúna a documentação necessária: O próximo passo para fazer uma boa prestação de contas do condomínio é reunir todos os documentos necessários para demonstrar aos moradores de que forma é feita a administração financeira do condomínio. Anote: extrato da conta bancária; relatório de investimentos; balancete; relatório de receitas, despesas e valores referentes à inadimplência; documentos comprobatórios das despesas e previsão orçamentária do ano seguinte.
  • Conte com o parecer do Conselho Fiscal: Uma ótima maneira de garantir mais transparência e segurança tanto para o síndico quanto os condôminos é solicitar que o Conselho analise as contas e emita um parecer, que deverá ser apresentado à assembleia e registrado em ata.
  • Prepare a apresentação: Como a prestação de contas do condomínio deve ser apresentada em assembleia para os moradores, é fundamental que todos compreendam as movimentações financeiras. Lembre-se de que a maioria deles pode ser leigo no que se refere à parte burocrática de administração. Desse modo, use um vocabulário simples, sem termos técnicos ou complicados.

Gostou das dicas? Não se esqueça de acompanhar nossas postagens para sempre conferir conteúdos como esse!

Tags da postagem

Leia também