Como fazer a prestação de contas do condomínio?

Por: Admin-Pedralli em 21 . 04 . 2022

A transparência é a palavra chave para uma gestão condominial de sucesso e uma das maneiras de mostrá-la é por meio da prestação de contas do condomínio. Você sabe como fazer corretamente? Confira!

Transparência e harmonia são importantes em qualquer ambiente social. Porém, para um síndico e os moradores de um condomínio, essas características se tornam fundamentais. Uma das formas de mostrar esses atributos, é justamente na prestação de contas do condomínio.

Um bom síndico deve manter a transparência, conforme o Art. 1348, VIII, do Código Civil a prestação de contas deve ser entregue anualmente. Normalmente, tem sido usado plataformas de gestão para disponibilizar todos os dados para os moradores fazerem o acompanhamento.

O objetivo da prestação de contas, é comprovar toda a movimentação financeira do condomínio.

Ou seja, todas entradas e gastos devem estar disponíveis aos seus condôminos, justificando todas as movimentações financeiras de sua gestão. Logo, é importante declarar:

– De onde vêm as receitas,

– Quanto há de reserva no caixa,

-Quais são os consumos,

-Permitir um planejamento para gastos e necessidades futuras.

Além disso, o síndico/administradora deve realizar a prestação de contas durante assembleia geral. Isto significa que toda a estruturação do processo deve ser feita por ele.

Entretanto, a administradora do condomínio (caso haja alguma) ou subsíndico e até mesmo moradores podem ajudar no desenvolvimento dessa documentação.

Por que você deve automatizar a prestação de contas do condomínio?

Apesar de aparentar ser um termo bem moderninho, a automatização é algo bem simples: significa utilizar plataformas online para otimizar o gerenciamento do condomínio. Tornando os processos de:

  • contas a pagar e receber;
  • controle de inadimplentes;
  • controle de visitantes;

Em algo simples, de fácil compreensão, rápido e transparente.

Assim, basicamente, é utilizar tecnologia ao nosso favor para agilizar e aperfeiçoar a rotina diária do condomínio.

Gostou das informações? Não esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de acompanhar nosso blog para mais conteúdos como esse!

Tags da postagem

Leia também