5 dicas para enfrentar a crise econômica no condomínio

Por: Admin-Pedralli em 12 . 04 . 2022

Administrar um condomínio não é uma tarefa nada fácil, ainda mais quando se fala da parte financeira. Quando o condomínio entra no vermelho, o desespero vem de imediato. O que fazer nessas situações?

Devido aos dois anos de pandemia que o mundo teve de enfrentar, inúmeras pessoas tiveram sua renda comprometida ou perderam seus empregos. Por esses motivos, é normal que muitas pessoas passem por momentos de contenção de despesas, afetando o pagamento da taxa condominial e gerando uma crise econômica no condomínio.

Com toda essa situação, o que pode ser feito para manter o fluxo de caixa ? Quais as alternativas para resolver as dificuldades financeiras e honrar com os pagamentos, sem que isso prejudique os moradores que tiveram sua renda comprometida, evitando assim, uma crise econômica no condomínio?

Mas afinal, o que fazer para enfrentar a crise econômica?

  • Inadimplência: Em momentos de crise, é preciso que os gestores usem do bom senso e procurem por soluções para lidar da melhor forma possível com os inadimplentes. Já por parte dos condôminos, é importante tomar a iniciativa e comunicar ao síndico sobre quaisquer dificuldades, evitando assim que as dívidas se acumulem e que a situação se agrave.
  • Fundo de reserva: A utilização do fundo de reserva depende de muitos fatores, que devem ser regulamentados pela Convenção condominial. Em condomínios cuja convenção não preveja isso, o síndico pode realizar uma assembleia para discutir o tema. 
  • Contenção de despesas: Uma outra medida importante para manter o fluxo de caixa do condomínio durante a crise causada pela pandemia é a redução de despesas. Para que isso seja possível, o síndico deve cortar gastos não urgentes e entrar em contato com prestadores de serviço e fornecedores para renegociar valores e prazos ou, dependendo do caso, até mesmo interromper o contrato.
  • Funcionários: Com a MP 936, aprovada em abril de 2020, o síndico tem o direito legal de suspender contratos de trabalho ou reduzir a jornada dos funcionários. Mais uma vez, nesta situação, o síndico deve usar a empatia e o bom senso e buscar alternativas que sejam menos prejudiciais ao trabalhador.
  • Linhas de crédito: As linhas de crédito para condomínio são uma modalidade de financiamento que tem se popularizado nos últimos anos. Se trata de uma opção muito válida, principalmente para manter o condomínio fora do vermelho.

Não é tão complicado, não é mesmo?

Quais dessas táticas você utiliza? Conte sua experiência aqui nos comentários!

Gostou das informações? Não se esqueça de nos seguir em nossas redes sociais e de nos acompanhar em nosso blog para mais conteúdos como esse!

Tags da postagem

Leia também