HOME A EMPRESA SERVIÇOS SOCIAL BLOG CONTATO SEU BOLETO: GENEROSO GUARULHOS

Notícias

e muito mais.

Escolha estar bem informado.

Rede de gás no Condomínio

O que fala o Código Civil:
Art. 1348 Compete ao síndico:
II representar, ativa e passivamente, o condomínio, praticando, em juízo ou fora dele, os atos necessários à defesa dos interesses comuns;
V diligenciar a conservacão e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação de serviços que interessem aos possuidores;
Art. 1331. Pode haver, em edificações, partes que são propriedade exclusiva, e partes que são propriedade comum dos condôminos.
O solo, a estrutura do prédio, o telhado, a rede geral de distribuição de água, esgoto, gás e eletricidade.

Os moradores também devem ajudar nesse processo, alertando sempre o síndico sobre eventual cheiro forte de gás que possam estar sentindo em algum ambiente, seja dentro do apartamento ou em qualquer área comum do condomínio.

Em qualquer suspeita de vazamento de gás, é necessário chamar a equipe especializada para prestar manutenção, ou dependendo da gravidade do vazamento, chamar até mesmo o corpo de bombeiros.
Em complementação, deve-se imediatamente fechar a central geral que alimenta o abastecimento de gás, evitando maiores acidentes. Lembrando, que a norma regulamentadora NBR 15.516/2009, da ABNT, recomenda que as manutenções e revisões devem ser periódicas, não podendo ultrapassar cinco anos.

INSPEÇÃO NA REDE
Periodicamente o síndico deve chamar uma empresa especializada para fazer a manutenção básica geral na rede de abastecimento, verificando as conexões, os reguladores e medidores.

Nessa primeira avaliação, já é possível detectar algum vazamento nos equipamentos visíveis e tomar as devidas providências. Numa segunda etapa, recomenda-se o teste de estanqueidade de toda a rede de gás. Esse teste é feito tanto na rede principal quanto nas secundárias que alimentam os apartamentos, e é 100% eficiente para saber se há algum vazamento escondido.

A empresa que realizará o teste deve emitir e apresentar ao condomínio o laudo e a anotação de responsabilidade técnica (ART)
.
Por: Alder F. Spindler


Postado por Portal Duplique em 08/fev/2021

. . . . . . . . . . . . .

DUPLIQUE SOLUÇÕES EM COBRANÇAS LTDA. Todos os direitos reservados.