HOME A EMPRESA SERVIÇOS SOCIAL BLOG CONTATO SEU BOLETO: GENEROSO GUARULHOS

Notícias

e muito mais.

Escolha estar bem informado.

Manutenção preventiva nos telhados: quais são as melhores práticas?

Quando pensamos em condomínios onde não há acesso é cobertura, é bem claro que a responsabilidade pela reforma e manutenção preventiva nos telhados é de todos os condôminos. Mas e nos casos em que existem moradores na cobertura do prédio? 

Se a cobertura do prédio for de acesso exclusivo do apartamento do último andar, a responsabilidade pela manutenção do telhado é do proprietário daquela cobertura. Assim, esse proprietário precisará se responsabilizar pela impermeabilização e pelos possíveis danos causados pelos problemas de conservação daquele espaço.

Em um outro cenário, onde o acesso à cobertura é feito por todos os condôminos, a responsabilidade é do condomínio. Se o telhado for dado como “área de comum acesso”, é fundamental que as obras de conservação e reparo sejam de responsabilidade do próprio condomínio. 

Em casos de imóveis mais recentes, que ainda estão dentro da chamada “garantia obrigatória”, é possível acionar a construtora para a realização de reparos.

O que precisa ser avaliado?

Quando for realizar a manutenção preventiva nos telhados, é necessário considerar alguns passos importantes:

faça uma vistoria anual para avaliar as telhas, descobrir se estão deslocadas, rachadas, quebradas, como estão os pontos de junção, as calhas, rufos e toda a estrutura que sustenta o telhado do condomínio;

anualmente, também realize a limpeza correta das calhas, para evitar que fiquem entupidas e possam gerar algum tipo de problema futuramente;

pinte as telhas para garantir não só que sua durabilidade aumente, como também que a edificação seja mais valorizada;

realize a impermeabilização do telhado para aumentar a vida útil das telhas e reduzir a absorção de umidade.

A manutenção preventiva nos telhados do condomínio é fundamental para garantir a segurança, tranquilidade e qualidade de vida dos moradores. Quando se tratar de um espaço comum, é papel do síndico, junto com o condomínio, adotar as medidas de prevenção e arcar com os possíveis gastos para a manutenção da estrutura.

Fonte: CondoBox


Postado por Portal Duplique em 06/jan/2021

. . . . . . . . . . . . .

DUPLIQUE SOLUÇÕES EM COBRANÇAS LTDA. Todos os direitos reservados.